buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Calendário de Eventos

JANEIRO

  • Aniversário da cidade

Dia 20 de janeiro é celebrado o aniversário da cidade, e as comemorações contam com uma programação bastante diversificada, que contempla tanto a cultura quanto o esporte no município, promovendo uma grande festa durante todo o mês. Os principais eventos são os “Jogos Santa-cruzenses”, a “Corrida de Boia”, a “Festa de Peão de Santa Cruz do Rio Pardo” e as Festas de Folia de Reis.

 

  • Jogos Santa-cruzenses            

Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, todo mês de janeiro são realizados os jogos santa-cruzenses, em comemoração do aniversário da cidade, durante um mês são feitas competições das mais diversas modalidade, como futsal, voleibol, handebol, natação, basquete, ciclismo, vôlei de areia, dentro outros. Em 2019, em sua 35° edição, teve a estreia da modalidade maratona fitness, devido a grande adesão do CrossFit.

Times da cidade e de toda a região vem para Santa Cruz para participar das competições, em busca não só da premiação, mas também do incentivo a pratica de esportes, convivência e turismo.

 

  • Corrida de Boia

Uma competição de boia é realizada em comemoração ao aniversário de Santa Cruz do Rio Pardo, que em 2019 completou trinta anos.Os corredores participam tanto para se refrescar quanto para aproveitar a natureza e as belezas naturais do rio. A tradição começou com a ideia de explorar o rio de maneira sustentável. 

 

  • Comboia

A “Comboia” foi o nome dado ao passeio divertido de boia pelas águas do Rio Pardo, que é realizado uma semana após a corrida de boia, onde o intuito não é quem chega primeiro, mas sim a reunião de grandes grupos para mostrar sua criatividade.

 

  • Festa de Peão de Boiadeiro de Santa Cruz do Rio Pardo

Um dos maiores eventos da cidade, atraindo turistas de toda a região, o Rodeio é sempre sucesso de público. Organizado pela parceria entre o setor privado e a Prefeitura Municipal, a festa tem a duração de seis dias, com o torneio de rodeio em touros, provas de laço, entre outros. Há também no encerramento de cada dia um show com grandes nomes da música nacional. 

 

  • Folia de Reis

O festejo religioso é considerado patrimônio cultural imaterial e a peregrinação de grupos da Folia de Reis representa a caminhada que os três reis magos fizeram para chegar à manjedoura, após o nascimento de Jesus Cristo. Na área rural de Santa Cruz do Rio Pardo a tradição é mantida. 

Os foliões e cantadores passam nas casas arrecadando prendas e, no dia da festa, além dos rituais e celebrações religiosas, há uma grande refeição para celebrar a união da comunidade. 

 

  • Fest Run

Um evento promovido pela parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, a “Fest Run” foi composta por três provas: corrida de cinco quilômetros, corrida de dez quilômetros e caminhada de três quilômetros. Teve sua primeira edição em janeiro de 2016 com mais de 400 participantes, não só do município, mas também de todo o Estado de São Paulo e a cada ano vem aumentando cada vez mais o numero de participantes começou. 

Em 2019, na 4º edição, tiveram 720 participantes de 42 cidades diferentes,  foram distribuídos cento e cinquenta troféus, onde todos os atletas receberam um kit de participação com medalha, camiseta e um squeeze de brinde. 

 

 

FEVEREIRO

  • Grito de Carnaval

O Grito de Carnaval é organizado pela secretaria da cultura de Santa Cruz do Rio Pardo com intuito de estimular a população a entrar no “clima de carnaval”. Tal evento ocorre de três a quatro semanas da data que antecede o carnval, sendo aos domingos à noite, fazendo parte assim do projeto já conhecido da população o “coreto encanto” na Praça Deputado Leônidas Camarinha.

A cada semana se apresenta um bloco da cidade, e assim quando a data oficial do Carnaval se inicia as comemorações continuam com os eventos organizados na cidade.

 

  • Carnaval

O Carnaval em Santa Cruz do Rio Pardo é um dos melhores da região. São diversas opções para a população e também para os visitantes. Uma delas são os blocos de rua, que se apresentam dando início ao seu desfile na Avenida Tiradentes, culminando com uma grande festa na Praça do Coreto (Praça Deputado Leônidas Camarinha), com a animação de bandas e foliões. 

São blocos organizados pela própria população (Unidos do Samba da Divineia e Acadêmicos da Estação), além do bloco da ONG Acogelc.

 

  • Encontro de flautistas

O encontro é organizado pelos professores Anselmo Pereira da Silva, Edson Beltrami, Maria Cecília Donsbach Camargo e Guilherme Ribeiro Sartori, com objetivo de fomentar a cultura, com aulas e apresentações especiais com artistas renomandos. Dias antes do evento, é realizado o Concurso de Flautistas “João Dias Carrasqueira”, estes concursos eram comuns antigamente descobriam novos talentos e artistas, e está a grande motivação para a realização de um evento como este em Santa Cruz do Rio Pardo

As apresentações, no período da noite, serão realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima e o encerramento no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, gratuitas e abertas a todos.

 

 

MARÇO

  • Campeonato Wheeling - Stunt

O Wheeling- Stunt é um esporte radical praticado com motocicleta. Consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelo praticante. Em 2019 o primeiro campeonato foi realizado pela Sw@Eventos com o apoio da Prefeitura Municipal, durante dois dias no Recinto José Rosso   

 

  • Campeonato de Truco Feminino

Realizado pela secretaria de esporte e lazer, o campeonato de truco feminino teve sua primeira edição em 2019 e já foi fixado no calendário de esporte, com objetivo comemorar o dia das mulheres, foi realizada na AABB de Santa Cruz, com cinco rodadas, e teve em torno de 40 participantes, tanto da cidade como da região.

 

  • Encenação da Paixão de Cristo

A Encenação da Paixão de Cristo é um dos eventos mais tradicionais da cidade, podendo ocorrer também em abril. Ocorre há quase vinte anos, no feriado da sexta-feira santa. É realizado no entorno do Museu “Ernesto Bertoldi” pela comunidade da Paróquia de Santo Antônio e com apoio da Prefeitura Municipal. São encenados diversos episódios da Paixão de Cristo e o momento considerado mais emocionante é a ressurreição, quando o ator que interpreta Jesus Cristo é elevado a uma altura de quase trinta metros. 

 

 

ABRIL

  • Semana Zilo e Zalo

Celebrada na segunda semana de abril, a “Semana Zilo e Zalo” é um período de homenagens aos cantores nascidos em Santa Cruz do Rio Pardo e que foram grandes expoentes na música caipira nacional. É uma semana com apresentações musicais interpretadas por diversas duplas sertanejas da cidade, exposições de álbuns, objetos pessoais e fotografias no Museu “Ernesto Bertoldi”, oficinas, contação de causos, entre outros.​

 

  • Festival Sertanejo

Como uma extensão das comemorações da Semana Zilo e Zalo, foi idealizado o Festival Sertanejo, que com a Prefeitura como organizadora, teve sua primeira edição no ano de 2019, e foi um grande sucesso, provando que a música sertaneja raiz está no gosto da região. O evento contou com a presença de duplas sertanejas da cidade e com o show de encerramento da cantora Bruna Viola, sem deixar de lado a característica de ser um evento de música raiz.

O evento foi realizado no Recinto de Exposições José Rosso, com uma grande infraestrutura, com segurança e praça de alimentação ficou por conta dos food trucks da cidade. Apesar de ser o primeiro, passaram por lá cerca de 8 mil pessoas, mesmo com chuva, provando que já deve entrar para o calendário de eventos do Município. Devido ao sucesso, o evento já foi fixado no calendário de eventos do município e será realizado anualmente, no mês de abril.

 

  • Semana Umberto Magnani

É uma semana toda voltada para atividades teatrais, com apresentação de espetáculos de grupos teatrais da cidade e da região, onde atrai diversos visitantes para assistir. A iniciativa de organizar a semana partiu dos grupos de atores da cidade e teve o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal, homenageando o ator nacionalmente conhecido que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, Umberto Magnani, que faleceu em 2016, durante as gravações da novela “Velho Chico”.

Na semana são apresentadas peças de teatro, desde comédias até dramas, além de oficinas gratuitas voltadas para atores, dançarinos e o público geral. Em 2019 a semana contou com a participação do projeto Fala Vila, do CRAS Betinha, apresentaram a historia da vila Divinéia foi contada pelos próprios moradores que se descobriram atores e levaram ao palco o engajamento comunitário.

 

 

MAIO

  • Santa Cruz Mãe Fest

O 1º Santa Cruz MãeFest que aconteceu no 12 de maio, reuniu centenas de pessoas no Recinto José Rosso para assistir à apresentação musical de Amanda Ferrari e do grupo Rosa de Saron. O evento foi aberto ao público, mas na entrada a Prefeitura Municipal solicitou como ingresso uma doação para a “Campanha do Agasalho 2018” de roupas conservadas e em bom estado que serão doadas para famílias carentes, o levantamento da arrecadação está sendo realizado pelo Fundo Social de Solidariedade do município. A praça de alimentação do espaço teve seus lucros revertidos para entidades beneficentes com sede no município e não contou com bebidas alcoólicas, o consumo dentro do recinto também foi proibido.

No ano de 2018, foi realizada a primeira edição do evento, e devido ao sucesso, já ficou fixada no calendário de eventos do Município, tornando-se um evento comemorativo para o Dia das Mães.

 

  • Festa do Milho

Promovido pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, com o apoio de toda a comunidade, a Festa do Milho de Santa Cruz do Rio Pardo, no ano de 2019, está em sua 5ª edição, são dois dias para atrair milhares de pessoas que vão apreciar os quitutes de milho-verde. São vendidos bolinhos, panqueca, pastel, sopa, suco, todos feitos com milho verde e também pamonhas doce e salgada, curau, milho cozinho, milho na chapa e muitas outras delicias feitas com esse ingrediente.

Produtores doam o milho verde para a organização, que é toda constituída por voluntários da comunidade, pois a renda é revertida para construção da nova paróquia.O evento é realizado na própria paróquia, localizada no final da Rua Luiz Gozzo, Jardim Planalto e além das comidas, conta com a apresentação de bandas musicais da cidade para animar o evento.

 

 

JUNHO

  • “Arraía da Curtura”

Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o “Arraiá da Curtura” acontece na Praça Deputado Leônidas Camarinha com apresentações de bandas, danças típicas e também do balé municipal, há também venda de comidas típicas de festas juninas.O evento temático atrai diversas pessoas da região que procuram por apresentações culturais, musica e boa comida.​

 

​JULHO

  • Rock Rio Pardo

Criado em 2002, o então Rock in Rio Pardo, surgiu do anseio de alguns músicos principiantes e suas bandas de garagem. Em 2007, foi feita a parceria com a secretaria de cultura, onde conseguiu-se uma melhor estrutura ao evento, como som e palcos profissionais, divulgação, etc. Com o incremento o evento ganhou forças, assim entrou para o calendário de eventos da cidade.​

São três dias de eventos, há a apresentação de várias bandas por dia de diversos lugares do Estado de São Paulo e, além da apresentação de uma grande banda nacional no encerramento de cada dia. Nomes como Ira!, Raimundos Ultraje a Rigor, Titãs e Sepultura, Matanza, Frejat, Nando Reis, Angra e Cachorro Grande já se apresentaram no evento e muitos outros virão. Em 2019 vieram CPM22, , a volta aos palcos do festival da banda Sepultura (substituindo a banda Shaman pela fatalidade do falecimento do grande vocalista André Matos)e a nova turnê chamada Matriz da cantora Pitty. O  ingresso é apenas 1 kg de alimento não perecível, sendo o maior festival solidário do Brasil.

No ano de 2018 o público foi recorde, cerca de 30 mil pessoas passaram no evento, além de mais de 100 cestas básicas arrecadadas, já que é pedido um quilo de alimento na entrada do evento. O Rock Rio Pardo é realizado no Recinto de Exposições José Rosso, contando com estacionamento exclusivo e praça de alimentação completa.

 

 

AGOSTO

  • Cavalgada da Amizade  

Em Caporanga, distrito de Santa Cruz do Rio Pardo, acontece a tradicional cavalgada da amizade organizada pela prefeitura, onde moradores e pessoas da região participam desse evento, que conta ainda com uma apresentação musical e um almoço que fornecido a todos aqueles que estão prestigiando.

O distrito foi criado em 1944, ficando às margens da rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó, a rodovia Ipaussú-Bauru. O distrito com baixos índices de criminalidade e violência, sua população é estimada em 827 habitantes. 

 

  • Chicolate – Festa do chocolate do Frei Chico

A Festa do “Chicolate” ocorre na Praça Deputado Leônidas Camarinha com a organização da Chocolataria Frei Chico em prol do Centro Social São José para manutenção de crianças e adolescentes da instituição, com a participação de escolas parceiras com danças típicas, barracas com diversas gostosuras e, além disso, há brinquedos e brincadeiras na praça e uma apresentação musical para enriquecer ainda mais o evento.

 

 

SETEMBRO

  • Feira do Livro de Santa Cruz – FLISC

Promovida pelo Colégio Camões e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Centro Cultural Special Dog e outros patrocinadores, a feira tem obtido grande destaque e importância no calendário cultural do município​

Nomes como Pedro Bandeira, Elisa Lucinda, Cláudia Matarazzo, Ignácio de Loyola Brandão, Jairo Bouer, Menalton Braff entre tantos outros passaram pela feira dando sua contribuição em relação à literatura contemporânea.​

 

  • Festa do Arroz

Santa Cruz do rio pardo é o maior polo de beneficiamento de arroz do Estado de São Paulo, e esse produto tão importante para cidade, foi em 2017 o protagonista da “1ª Festa do Arroz” organizado pela Paróquia de São José, o evento aconteceu no Recinto do José Rosso (Expopardo). Nos anos seguintes, 2018 e 2019 o evento foi realizado no Buffet e Restaurante “3 Irmãos”

 

  • Encontro Autores Santa-cruzenses e instalação da Academia Santa-cruzense de Letras

Em 2019 ocorreu o 3º Encontro de Autores Santa-cruzenses e a Instalação da Academia Santa-cruzense de Letras. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, e tem como objetivo enaltecer e incentivar a pratica da leitura e da produção do conteúdo literário em nosso município. Os autores tem a oportunidade de expor suas obras e de conhecer o trabalho de outros autores, além de realizar o lançamento de suas últimas obras.

 

 

OUTUBRO

  • Festival de Música de Santa Cruz do Rio Pardo (FEMUSAN).

No ano de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura retomou o festival muito famoso na década de 1980, mas em um novo formato, na oitava edição em 2018 o festival que antes era conhecido como “Festival de MPB” passou a ser “Festival de Música” expandido assim a diversidade dos estilos, onde cada autor ou grupo pode inscrever até 3 músicas devendo ser inéditas e originais. As músicas inscritas são selecionadas pela comissão, sendo eleitas as vencedoras, sem ordem de colocação, e assim se apresentaram no festival. O objetivo é de evitar o clima de competição e transformar em uma grande celebração entre os compositores, .​

E no ano de 2019, foram 85 inscrições, e as 15 primeiras colocadas se apresentaram no Palácio da Cultura, além de receberem troféus e premiação em dinheiro.  O festival ainda contou com show de encerramento da banda Dingo Bells

 

  • Motorshow

Organizada pela SMS Cross e Prefeitura Municipal, uma das etapas da Copa Paulista de Motocross é realizada em Santa Cruz do Rio Pardo, que já trouxe para a cidade, não só a competição de Motocross, mas também encontro de motos, de jipeiros, trilhão (com etapa Enduro F.I.M.), trilha de mountain bike e MTM. São dois dias de eventos realizados no recinto de Exposições José Rosso e abertos à população. Conta também com a apresentação de bandas de rock da região e praça de alimentação. 

Em 2019, além da etapa da Copa Paulista de Motocross, realizou-se exposição de carros antigos, atrações como voadores e paramotor, carros tunados e som automotivo, as modalidade Wheeling-Stunt e freestyle de bicicross e ainda houve recreação infantil com brinquedos para diversão das crianças, com entrega gratuita de algodão doce e pipoca. Além disso, no segundo dia contou com passeio ciclístico pela manhã.  No decorrer dos dias tiveram apresentação de bandas de rock da cidade e da região e praça de alimentação.

 

  • Festa de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro é realizada pela paróquia de Nossa Senhora Aparecida uma festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Primeiramente, é realizado um cortejo por toda a cidade com a imagem da santa, finalizando, em frente à igreja de mesmo nome, onde é celebrada uma missa especial em homenagem à Virgem Maria. Em seguida, uma grande festa é realizada no salão da igreja, com um grande almoço, venda de pastéis, churrasquinho, bebidas, bolos, doces, entre outros, havendo também um leilão de assados. 

 

NOVEMBRO

  • Semana da Consciência Negra – Semana Sarará Crioulo

A “consciência negra” é comemorada em Santa Cruz na semana do dia 20 de novembro, data em que é celebrado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Promovida pela ONG Acogelc e com o apoio da CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)  de Santa Cruz do Rio Pardo e da Secretaria Municipal de Cultura, a semana conta com diversas oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas, danças, rodas de capoeira, palestras e eventos educativos, todas promovendo a reflexão sobre o preconceito racial. Os eventos se dão em diversos locais, tanto no Palácio da Cultura, quanto na Feira da Lua, escolas, núcleos educacionais, entre outros, a fim de dar acessibilidade e visibilidade ao evento​

 

  • Corrida Noturna - Consciência Negra

  • Desafio MTB

 ​O desafio MTB (Mountain Bike) Santa Cruz em 2018 teve sua 5ª edição . Organizado pelo grupo amante de bicicleta intitulado “Giro Loko”, teve seu início em parceria com a primeira edição do Motorshow em Santa Cruz do Rio Pardo. Já no segundo ano, o desafio foi realizado em outra data para não coincidir com outros eventos e seu sucesso foi ainda maior. Com quase trezentos participantes de Santa Cruz do Rio Pardo e região, o desafio não faz parte de nenhum circuito e não tem a intenção de competir, e sim de estimular e divulgar a prática do esporte, além de aproveitar a natureza, já que todo o trajeto é feito na zona rural. São três trajetos: o “Light” com 15 quilômetros, o “Hard”, com 35 quilômetros e o “Tarja Preta” com o total de 60 quilômetros de percurso. O ciclista escolhe qual trajeto deseja percorrer de acordo com as suas condições e seu preparo físico. 

 

 

DEZEMBRO

  • Passeio Família Ciclista

 

  • Encontro de Carros Antigos

É realizado na Praça Carlos Queiroz e na Praça São Sebastião, onde centenas de relíquias automotivas ficam expostas para que os visitantes possam apreciar. São carros, pick-ups e motos com valores altíssimos por serem raros e pertencerem a colecionadores. Participam expositores de  outros estados todos recebem troféus e brindes da organização. O evento atrai público toda a região e é frequentado por admiradores, que vem prestigiar e se encantar com as relíquias expostas e acontece mês de dezembro.

 

 

  • Semana Mário Nelli de Música

A semana Mário Nelli de Música é um evento de quatro dias, que ocorre em dezembro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com apresentação de diversos músicos de todos os gêneros musicais de diferentes escolas de música do município: o Polo Guri, a Escola Tons e Acordes, o Centro Cultural Special Dog. 

Com apresentação de quinteto de cordas, orquestra de viola, corais, percussionistas, é uma semana que incita a iniciação musical e promove a cultura e o lazer da população. ​Além das apresentações, também ocorrem homenagens ao músico e maestro Mário Nelli, que sempre comparece ao evento para receber as honrarias. 

 

  • Mostra de Dança do Balé Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a mostra contempla a dança como expressão artística. São três dias de evento, com apresentações que vão desde o balé clássico até o jazz e coreografias que contemplam diversas modalidades como o hip hop, danças típicas regionais, dança de salão, dança contemporânea, entre outros.​

 As apresentações se dão no Palácio da Cultura e o mesmo tem lotação máxima a cada exibição, já que a população se empenha para prestigiar o evento. 

 

  • Semana da Biblia

A celebração, que teve sua primeira edição em 2016, acontece no segundo domingo do mês de dezembro visando aproximar a palavra de Deus da comunidade, o evento conta com solenidade na Câmara Municipal, culto especiais em varias igrejas, encontros de evangelização e cânticos em louvor a Deus, sendo promovida pela APSCRP (Associação dos Pastores e Ministros Evangélicos de Santa Cruz do Rio Pardo), tendo como presidente Josué Rodrigues Brito, pastor da Igreja Assembleia de Deus Valentes de Betel.

A Lei Federal 10.335, de 19 de dezembro de 2001, instituiu o Dia da Bíblia em âmbito nacional, em Santa Cruz do Rio Pardo, a data foi instituída pela Lei 2.927, de 06 de janeiro de 2016. 

 

  • Natal Luz

A programação cultural do Natal Luz em Santa Cruz do Rio Pardo dura todo o mês de dezembro e conta com apresentações de fanfarras de escolas, apresentações de danças, música (Coreto Encanto), coral, capoeira, entre outras.

O ponto alto da atração é a chegada do Papai Noel, que recebe as crianças durante todos os dias, até o fim do evento.

A Praça do Coreto, onde a maioria das atrações são realizadas, é ricamente decorada com enfeites feitos com materiais reciclados, que são produzidos durante o ano pela equipe da Prefeitura. A combinação de garrafas PET, cores e luzes fazem com que pessoas de toda região venham visitar a praça. 

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE