Acesso à Informação
Calendário de eventos

JANEIRO

  • Aniversário da cidade

Dia 20 de janeiro é celebrado o aniversário da cidade, e as comemorações contam com uma programação bastante diversificada, que contempla tanto a cultura quanto o esporte no município, promovendo uma grande festa durante todo o mês. Os principais eventos são os “Jogos Santa-cruzenses”, a “Corrida de Boia”, a “Festa de Peão de Santa Cruz do Rio Pardo” e as Festas de Folia de Reis.

  • Corrida de Boia

Uma competição de boia é realizada em comemoração ao aniversário de Santa Cruz do Rio Pardo há quase trinta anos. Com uma média de trezentos participantes, os mesmos participam tanto para se refrescar quanto para aproveitar a natureza e as belezas naturais do rio.

 

  • Festa de Peão de Boiadeiro de Santa Cruz do Rio Pardo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos maiores eventos da cidade, atraindo turistas de toda a região, o Rodeio é sempre sucesso de público. Organizado pela parceria entre o setor privado e a Prefeitura Municipal, a festa tem a duração de seis dias, com o torneio de rodeio em touros, provas de laço, entre outros. Há também no encerramento de cada dia um show com grandes nomes da música sertaneja nacional. 

 

  • FENESC (Feira de Negócios de Santa Cruz do Rio Pardo)

Concomitante à festa de peão, também é promovida a FENESC (Feira de Negócios de Santa Cruz do Rio Pardo), realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo (ACE) com o apoio da Prefeitura Municipal, onde há a exposição de empresas e seus produtos. Assim, os mesmos são vistos por todos os visitantes, sendo uma vitrine para o comércio local, permitindo a realização de novos negócios. 

 

  • Folia de Reis

O festejo religioso é considerado patrimônio cultural imaterial e a peregrinação de grupos da Folia de Reis representa a caminhada que os três reis magos fizeram para chegar à manjedoura, após o nascimento de Jesus Cristo. Na área rural de Santa Cruz do Rio Pardo a tradição é mantida. Os foliões e cantadores passam nas casas arrecadando prendas e, no dia da festa, além dos rituais e celebrações religiosas, há uma grande refeição para celebrar a união da comunidade. 

 

  • Fest Run

Um evento promovido pela parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, a “Fest Run” foi composta por três provas: corrida de cinco quilômetros, corrida de dez quilômetros e caminhada de três quilômetros. Teve sua primeira edição em janeiro de 2016 e promete que ocorrerá outras vezes, pois já começou com mais de 400 participantes, não só do município, mas também de todo o Estado de São Paulo.

 

 

FEVEREIRO

  • Carnaval

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Carnaval em Santa Cruz do Rio Pardo é um dos melhores da região. São diversas opções para a população e também para os visitantes. Uma delas são os blocos de rua, que se apresentam dando início ao seu desfile na Avenida Tiradentes, culminando com uma grande festa na Praça do Coreto (Praça Deputado Leônidas Camarinha), com a animação de bandas e foliões. São blocos organizados pela própria população (Unidos do Samba da Divineia e Acadêmicos da Estação), além do bloco da ONG Acogelc.

 

 

MARÇO

  • Encenação da Paixão de Cristo

A Encenação da Paixão de Cristo é um dos eventos mais tradicionais da cidade. Ocorre há quase vinte anos, no feriado da sexta-feira santa. É realizado no entorno do Museu “Ernesto Bertoldi” pela comunidade da Paróquia de Santo Antônio e com apoio da Prefeitura Municipal. São encenados diversos episódios da Paixão de Cristo e o momento considerado mais emocionante é a ressurreição, quando o ator que interpreta Jesus Cristo é elevado a uma altura de quase trinta metros. 

 

 

ABRIL

  • Semana Zilo e Zalo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Celebrada na segunda semana de abril, a “Semana Zilo e Zalo” é um período de homenagens aos cantores nascidos em Santa Cruz do Rio Pardo e que foram grandes expoentes na música caipira nacional. É uma semana com apresentações musicais interpretadas por diversas duplas sertanejas da cidade, exposições de álbuns, objetos pessoais e fotografias no Museu “Ernesto Bertoldi”, oficinas, contação de causos, entre outros. 

 

 

JULHO

  • Rock Rio Pardo

O Rock in Rio Pardo é um evento que acontece anualmente no mês de julho e que, a cada ano que passa, tem melhorado, tanto em estrutura quanto no evento em si. São dois dias de evento que tem início por volta das 14h00. Há a apresentação de várias bandas por dia, da cidade e da região e, além da apresentação de uma grande banda nacional no encerramento de cada dia. Nomes como Ira!, Raimundos Ultraje a Rigor, Titãs e Sepultura já se apresentaram no evento e muitos outros virão. O evento acontece no Recinto de Exposições José Rosso, contando com estacionamento próprio e praça de alimentação. 

 

 

SETEMBRO

  • Feira do Livro de Santa Cruz – FLISC

Promovida pelo Colégio Camões e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Centro Cultural Special Dog e outros patrocinadores, a feira tem obtido grande destaque e importância no calendário cultural do município. Nomes como Pedro Bandeira, Elisa Lucinda, Cláudia Matarazzo, Ignácio de Loyola Brandão, Jairo Bouer, Menalton Braff entre tantos outros passaram pela feira dando sua contribuição em relação à literatura contemporânea.

 

  • Festival de MPB de Santa Cruz do Rio Pardo

No ano de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura retomou o festival que fez muito sucesso na década de 1980, e que não poderia ser diferente nos dias de hoje. São quatro dias de evento, quando, nos dois primeiros dias, há a apresentação de músicos de diferentes gêneros musicais, focando principalmente na música popular brasileira. O penúltimo dia, o mais esperado, é quando há a apresentação das músicas que estão competindo pelo festival, com uma equipe de juízes qualificados decidindo quais serão as músicas vencedoras do festival. No último dia, há a mescla de Coreto Encanto com a final do festival, havendo uma bela apresentação musical.

 

  • Motorshow

Organizada pela SMS Cross e com o apoio da Prefeitura Municipal, uma das etapas da Copa Paulista de Motocross é realizada em Santa Cruz do Rio Pardo no mês de setembro, trazendo para a cidade, não só a competição de Motocross, mas também encontro de motos, de jipeiros, trilhão (com etapa Enduro F.I.M.), trilha de mountain bike e MTM. São dois dias de eventos realizados no recinto de Exposições José Rosso e abertos à população. Conta também com a apresentação de bandas de rock da região e praça de alimentação. 

 

 

OUTUBRO

  • Festa de Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro é realizada pela paróquia de Nossa Senhora Aparecida uma festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Primeiramente, é realizado um cortejo por toda a cidade com a imagem da santa, finalizando, em frente à igreja de mesmo nome, onde é celebrada uma missa especial em homenagem à Virgem Maria. Em seguida, uma grande festa é realizada no salão da igreja, com um grande almoço, venda de pastéis, churrasquinho, bebidas, bolos, doces, entre outros, havendo também um leilão de assados. 

 

 

NOVEMBRO

  • Semana da Consciência Negra – Semana Sarará Crioulo

A “consciência negra” é comemorada em Santa Cruz na semana do dia 20 de novembro, data em que é celebrado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Promovida pela ONG Acogelc e com o apoio da CMDCA de Santa Cruz do Rio Pardo e da Secretaria Municipal de Cultura, a semana conta com diversas oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas, danças, rodas de capoeira, palestras e eventos educativos, todas promovendo a reflexão sobre o preconceito racial. Os eventos se dão em diversos locais, tanto no Palácio da Cultura, quanto na Feira da Lua, escolas, núcleos educacionais, entre outros, a fim de dar acessibilidade e visibilidade ao evento. 

 

  • Encontro de Carros Antigos

Realizado na Praça Carlos Queiroz, o encontro já teve sua quinta edição em 2015, com cerca de duzentos veículos antigos participantes. Algumas relíquias ficam expostas. São carros, pick-ups e motos com valores altíssimos por serem raros e pertencerem a colecionadores, e também compras e vendas são realizadas durante a exposição. 

 

  • Desafio MTB

 

O desafio MTB (Mountain Bike) Santa Cruz já teve duas edições e promete cada vez mais. Organizado pelo grupo amante de bicicleta intitulado “Giro Loko”, teve seu início em parceria com a primeira edição do Motorshow em Santa Cruz do Rio Pardo. Com quase trezentos participantes de Santa Cruz do Rio Pardo e região, o desafio não faz parte de nenhum circuito e não tem a intenção de competir, e sim de estimular e divulgar a prática do esporte, além de aproveitar a natureza, já que todo o trajeto é feito na zona rural. São três trajetos: o “Light” com 15 quilômetros, o “Hard”, com 35 quilômetros e o “Tarja Preta” com o total de 60 quilômetros de percurso. O ciclista escolhe qual trajeto deseja percorrer de acordo com as suas condições e seu preparo físico. 

 

 

DEZEMBRO

  • Semana Mário Nelli de Música

A semana Mário Nelli de Música é um evento de quatro dias, que ocorre em dezembro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com apresentação de diversos músicos de todos os gêneros musicais de diferentes escolas de música do município: o Polo Guri, a Escola Tons e Acordes, o Centro Cultural Special Dog. Com apresentação de quinteto de cordas, orquestra de viola, corais, percussionistas, é uma semana que incita a iniciação musical e promove a cultura e o lazer da população. 

 

  • Mostra de Dança do Balé Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo

Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a mostra contempla a dança como expressão artística. São três dias de evento, com apresentações que vão desde o balé clássico até o jazz e coreografias que contemplam diversas modalidades como o hip hop, danças típicas regionais, dança de salão, dança contemporânea, entre outros. As apresentações se dão no Palácio da Cultura e o mesmo tem lotação máxima a cada exibição, já que a população se empenha para prestigiar o evento. 

 

  • Natal Luz

A programação cultural do Natal Luz em Santa Cruz do Rio Pardo dura todo o mês de dezembro e conta com apresentações de fanfarras de escolas, apresentações de danças, música (Coreto Encanto), coral, capoeira, entre outras. O ponto alto da atração é a chegada do Papai Noel, que recebe as crianças durante todos os dias, até o fim do evento. A Praça do Coreto, onde a maioria das atrações são realizadas, é ricamente decorada com enfeites feitos com materiais reciclados, que são produzidos durante o ano por uma equipe da Prefeitura. A combinação de garrafas PET, cores e luzes fazem com que pessoas de toda região venham visitar a praça.