buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Meio Ambiente

Secretário: Cristiano de Miranda

Telefone: (14) 3332-2310
Endereço: Avenida Antônio Bernardino Pereira de Lima, nº 132 - São José
E-MAIL: meioambiente@santacruzdoriopardo.sp.gov.br
              meioambientesantacruz@hotmail.com

          compras.meioambiente@hotmail.com

 

HORÁRIO

Das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

 

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) possui como objetivo geral a consolidação de políticas públicas ambientais, visando à manutenção e melhoria constante da qualidade ambiental do nosso município a médio e longo prazo.

 

ARBORIZAÇÃO URBANA

A Secretaria é responsável pela arborização urbana do município, seja ela em calçadas, praças, parques, jardins e áreas verdes. Assim realiza vistoria, supervisiona, fiscaliza e proporciona suporte técnico e orientações gerais sobre a arborização urbana.

Para o munícipe cortar e/ou podar árvores que estiverem na calçada em frente sua casa, é necessário comparecer à Secretaria, munido de documento pessoal (RG, CPF ou CNH) e comprovante de endereço, para preencher e assinar a ficha de solicitação de vistoria e aguardar o parecer técnico para posteriormente realizar o serviço de corte e/ou poda.

E-MAIL:  biologas.meioambiente@hotmail.com

 

 

VIVEIRO MUNICIPAL

No Viveiro Municipal há doação de muda(s) apropriada(s) para plantio em calçadas, para reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) urbanas e rurais e muda(s) para plantio em áreas verdes municipais. O munícipe deve se dirigir diretamente ao Viveiro para adquirir sua(s) muda(s).

As doações serão realizadas conforme disponibilidade de mudas do viveiro.

O Viveiro Municipal atende de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30min na Travessa Pedro Henrique de Oliveira, s/n- Bairro Estação.

Telefone: (14) 3372 9425.

 

CAMPANHA DE CASTRAÇÃO

Visando o controle populacional de cães e gatos do município, bem como a prevenção de riscos à saúde pública, saúde dos animais e meio ambiente, a Secretaria tem a campanha de esterilização cirúrgica (castração) de cães e gatos fêmeas e machos pertencentes a pessoas de baixa renda do município.

O munícipe deve preencher uma ficha na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, munido de documento pessoal (RG e CPF ou CNH) e aguardar a triagem do animal para posteriormente ser encaminhado à cirurgia.

E-MAIL: pasa.meioambiente@hotmail.com

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Busca fomentar ações e atividades de educação ambiental, através de cartilhas, palestras, teatros e reportagens que visam estimular alunos e a sociedade no âmbito ambiental.

 

RESÍDUOS SÓLIDOS

Coleta seletiva;

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é a responsável em realizar a coleta seletiva do município, através de empresa contratada. A coleta seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, dentre eles: papéis, plásticos, metais e vidros. Lembre-se, antes de reciclar, é importante repensar, reduzir e reutilizar os materiais!

Confira aqui o cronograma da coleta seletiva em seu bairro. https://www.santacruzdoriopardo.sp.gov.br/assets/uploads/CRONOGRAMA-RECICLAVEIS.pdf

Ecopontos:

- Ecoponto 1: descarte de pneus em geral (bicicleta, carro, moto, caminhão e trator) e eletrônicos (lâmpadas, computadores, televisão, pilhas, baterias e demais materiais).

Atende todas às sextas-feiras das 8h às 11h e fica na Rua Pedro Camarinha, 279, Maristela

- Ecoponto de inservíveis: o munícipe pode descartar móveis velhos e eletrodomésticos como fogão, geladeira, sofá, armário e demais materiais que posteriormente serão levados para uma destinação correta na Rua Duque de Caxias, 71, São José.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;

Compete à Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicitar O Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS) para todas as empresas, de acordo com a Lei Federal nº 12.305/10. A proposta consiste em identificar as empresas geradoras de resíduos contaminados, resíduos de logística reversa, pneumáticos, entre outros previstos na Lei supracitada e solicitar o documento que descreva os dados da empresa, bem como suas atividades, seus resíduos gerados, quantidades, armazenamento, transporte e destinação dos mesmos.

As empresas se informam sobre a necessidade de entrega de seus PGRS no setor de Lançadoria da Prefeitura. A empresa apresenta o seu PGRS à Secretaria do Meio Ambiente.

E-MAIL: biologas.meioambientesantacruz@hotmail.com

Projeto Óleo Amigo:

O projeto que iniciou em 2011, visa dar uma destinação adequada ao óleo vegetal usado no preparo de alimentos, evitando que ele tenha uma destinação inadequada como o descarte em ralos de pias, vasos sanitários e bueiros de rua.

O óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente, quando em contato de água. Nos rios, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática e do ecossistema. Na rede de esgoto, quando depositado, compromete a vida de animais e das tubulações da rede, além de exonerar o custo do tratamento de esgoto.

“Óleo Amigo” é um projeto que troca 4 litros de óleo de cozinha usado por 900 ml de óleo novo! O óleo usado é reciclado, sendo utilizado como matéria prima de outros produtos.

Posto de trocas: Associação Sabesp, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h, na Rua Pedro Manoel de Andrade, 229 - Centro.

 

PRAÇAS, PARQUES, JARDINS, ÁREAS VERDES E TREVOS

É de responsabilidade desta Secretaria todas as praças, parques, jardins, áreas verdes e trevos do município, incluindo sua preservação e manutenção do equilíbrio verde do município.

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE