Com alimentação saudável, merenda escolar é fornecida para 9 mil crianças

Publicada em 09/03/2018

Considerada uma das melhores alimentações escolares da região, a merenda do município de Santa Cruz do Rio Pardo alimenta diariamente cerca de nove mil crianças distribuídas em 27 escolas. Segundo as nutricionistas Lígia Lorenzetti Reis e Priscila Carrer, o cardápio produzido semanalmente é composto por frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos para formar uma alimentação saudável e enérgica para as crianças.

A diretora do departamento da merenda, Estefânia Tavares explica que os produtos são adquiridos, armazenados e enviados semanalmente com o cardápio para as merendeiras escolares prepararem as refeições.

As crianças das creches e das escolas municipais integrais recebem quatro alimentações por dia; o café da manhã, almoço, fruta e lanche da tarde, as estaduais com período integral recebem três refeições e as escolas com meio período uma alimentação.

O município também oferece cardápios individualizados e especiais que são solicitados pelos pais através de um parecer médico ou de um nutricionista. “Atualmente preparamos cerca de 70 cardápios especiais, são casos como diabetes, colesterol, alergias, obesidade e diversas outras patologias”, explica a nutricionista Lígia.

De toda alimentação servida é coletada diariamente e separadamente uma amostra de 100 gramas para análise laboratorial. “Tudo é anotado em planilhas para prevenções futuras e outros estudos”, afirma.

Mensalmente as nutricionistas também realizam visitas nas escolas para orientação das merendeiras, verificação do nível de aceitação da alimentação por parte das crianças e vistorias técnicas. Duas vezes por ano também ocorre capacitação para as merendeiras escolares com palestras e whorkshops.