Dengue ainda deixa Secretaria de Saúde em alerta

Publicada em 23/10/2015

A Dengue tem preocupado os gestores de saúde de Santa Cruz do Rio Pardo. Apesar de estar sem casos atualmente, Santa Cruz já passou por situação de epidemia da doença este ano e teve casos confirmados mesmo no inverno. A expectativa é de que haja nova epidemia no próximo ano. A situação em Santa Cruz não está diferente de outros municípios do estado de São Paulo que também tiveram epidemias.

As equipes de agentes de controle de vetores estão atuando em conjunto aos agentes comunitários de saúde. Os agentes comunitários de saúde, através de educação às famílias e vistoria do domicílio; e os agentes de controle de vetores, em visita aos domicílio/vizinhança dos casos suspeitos e notificados de dengue; aplicação de larvicida em recipientes com larva e nebulização para os casos confirmados.

No dia 30 de outubro, às 10h, no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto  haverá uma audiência Pública da Secretaria de Saúde visando tratar da questão da Dengue.

Outra ação que está sendo programada é um novo mutirão da limpeza entre novembro e dezembro. A previsão para este verão é haja novamente epidemia de Dengue.

O objetivo da audiência será mostrar para a população a situação da dengue no município, a estrutura existente de combate, as ações que vem sendo tomadas e as ações futuras, além de debater sobre o Projeto de Lei da Dengue que está sendo elaborado e será apresentado na Câmara dos Vereadores em breve.

Protocolo – É importante ressaltar que o paciente suspeito de estar com dengue deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para que a notificação do caso seja formalizada através do protocolo existente (notificação do caso suspeito, coleta de sangue após o 6º dia do início dos sintomas).

O procedimento é necessário mesmo se o paciente já tenha sido atendido no UPA, Santa Casa ou consultório particular e não necessite do acompanhamento do serviço público.

Somente através da notificação as equipes podem fazer as ações na região onde há o caso suspeito, e somente com a coleta e envio do sangue para o laboratório do Governo o caso poderá ser confirmado se exame positivo e o local nebulizado.

<!--[endif]--><!--StartFragment--><!--EndFragment-->