FEBRE AMARELA

Publicada em 30/01/2017

COMUNICADO À POPULAÇAO

A Secretaria Municipal de Saúde começou no ultimo dia 31/01/2017, a vacinação contra febre amarela para os moradores da zona rural, as equipes estão percorrendo toda extensão rural do município em busca de pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou que necessitam de reforço, solicitamos que toda a população esteja com a carteirinha de vacinação em mãos, para que possa ocorrer a conferência. Como em 2009 já foi realizada a vacinação na zona rural do município, acredita-se que grande parte da população já esteja imunizada.

Na zona urbana todos deverão verificar na carteira de vacinação a data da última dose da vacina contra a febre amarela, se já tiver tomado duas doses estão imunizados, só será necessário o reforço para quem tomou uma única dose há mais de 10 anos, nesse caso, procure uma unidade de saúde mais próxima.

A vacina contra febre amarela é altamente eficaz e segura para o uso, mas é importante verificar a necessidade de tomar. Confira a indicação para vacinação e fique ligado para não se vacinar sem precisar. Lembramos que a vacina está disponível no SUS durante todo o ano, em todo o país. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a doença às pessoas que residem ou viajem para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela. De dezembro  à maio é o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil.

ATENÇÃO: Se você ver macaco morto, em hipotese nenhuma remova do local, comunique a Vigilância Epidemiológica (14)3332-3210.

Secretaria Municipal de Saúde  de Santa Cruz do Rio Pardo /SP