Município realizará Semana Nacional contra arboviroses

Publicada em 22/11/2018

As ações conjuntas, entre o poder público, a sociedade civil e a população em geral vêm conquistando os melhores resultados na prevenção e controle da dengue, chikungunya e Zika, por isso reúna a família em casa e amigos no trabalho para eliminar os criadouros do mosquito nas áreas internas e externas de imóveis. O controle do mosquito depende de constante vigilância nos locais onde ele mais prolifera, como imóveis residenciais, públicos, privados, escolas, hospitais, bancos e outros. Sem o Aedes, não tem dengue, Zika nem Chikungunya.

Medidas simples podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito como tratar ralos, grelhas e caixas com passagem de águas com detergente, cloro ou água sanitária, eliminar pratos e pingadeiras de vasos.

O calor e as chuvas, típicos das estações primavera e verão, tornam o ambiente propício para a instalação de criadouros e proliferação do Aedes. É nesse momento que as ações de prevenção têm maior eficácia em proteger a população contra as arboviroses.

Na semana de 26 a 30 de novembro serão realizadas em Santa Cruz do Rio Pardo, ações educativas junto a população, escolas, prédio públicos e comércios em geral.

Entre os dias 03 a 07 de dezembro acontecerá um mutirão de limpeza com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo, gerando mais segurança e melhor qualidade de vida, promovendo a limpeza dos quintais e terrenos, de modo a evitar a proliferação de escorpiões e insetos transmissores de doenças, como a dengue, a zika e a chikungunya.

Coloque o material no dia anterior, ou até às oito horas da manhã do dia da passagem do caminhão, não será recolhido entulho de construção, galhos de arvores, lixo hospitalar e lixo eletrônico.

FIQUE ATENTO AO CRONOGRAMA

03/12/2018

• Vila Sidéria, Vila Nova Sidéria, Vila Oitenta, Santa Aureliana, Jardim Fernanda, Residencial Eleodoro 1 e 2, Residencial Eldorado, Residencial Morada do Sol, Residencial Braúna, Residencial Braúna, Residencial Nova Braúna 1 e 2, Jardim Europa, Jardim Mirian, Jardim Viviane e São Judas Tadeu.

04/12/2018

• Nagib Queiroz, Luiz Brondi, Bairro da Estação, CDHU Santa Cruz, Vila Popular, João Picin, Frei Maria José Lorenzetti, Jardim Vista Alegre, Parque Itaipu, Jardim São João, Novo Horizonte, Osvaldo Cortela, Ettore Cortela, Pacaembu, Cidade Jardim e Jardim Fatima.

05/12/2018

• Parque das Nações, Rita Emboava, Onofre Rosa de Oliveira, Jardim Tokomoto, Vila Fabiano, Vila Divinéia, Bosques dos Eucaliptos, Vila Madre Carmem, Vila Maristela, Vila Bom Jardim e Jardim Califórnia.

06/12/2018

• Parque São Jorge, Vila Saul, Vilas Mathias, Jardim Santana 1,2 e 3, Jardim Brasília, Jardim União, Jardim Bela Vista, Jardim Planalto, Residencial Paraiso, Bosque Lorenzeti 1 e 2, Morada da Ponte Nova e Jardim Paulista 1 e 2.

07/12/2018

• Centro Jardim Umuarama, Vila Samaritana, Joaquim Paulino, Chácara Peixe, Jardim Ipê, Vila Rocha, Chácara Camargo e Vila Gonzaga.