Mutirão de limpeza “todos juntos contra o Aedes” será realizado em Santa Cruz

Publicada em 26/01/2018

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da Secretaria de Saúde e de Meio Ambiente promoverá entre os dias 01 a 09 de fevereiro o mutirão da limpeza, uma operação que visa combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus.

Serão percorridos todos os bairros do município com atividades educativas realizadas pela equipe de controle de vetores e agentes comunitários de saúde, cuja finalidade é a orientação da população sobre a importância da vistoria em seu domicilio uma vez por semana para eliminar os criadouros do mosquito. Os caminhões de coleta passarão recolhendo todo o material inservível que a população colocará nas calçadas.

A temporada de chuvas e altas temperaturas é o período mais favorável à proliferação desse inseto transmissor de arboviroses. Com a elevação da infestação, aumenta também o risco de a população contrair essas doenças.

É preciso ficar alerta, pois as medidas preventivas ainda são a melhor maneira de se combater este mosquito, essas medidas consistem em não deixar água parada nos vasos de plantas, pia, box ou banheira, ralos, caixa d’água, calhas entupidas, pneus, baldes ou em qualquer outro recipiente que possa acumular água e servir de criadouro no mosquito. A água acumulada atrai a fêmea dos mosquitos que colocam seus ovos nas paredes dos recipientes. Quando em contato com a água, as larvas eclodem dos ovos e inicia-se o ciclo biológico do mosquito que no verão e mais rápido, geralmente uma semana entre o ovo e o mosquito adulto.

Os caminhões de coleta passarão recolhendo todo o material inservível que a população colocará nas calçadas, é importante que lembrar os materiais deverão ser colocados na calçada no dia anterior ou até as 8 da manhã do dia da coleta.