buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Notícias

OUTUBRO ROSA

Publicada em 27/09/2017

Outubro Rosa” é um movimento popular reconhecido internacionalmente, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

DURANTE TODO MÊS OUTUBRO AS MULHERES MAIORES DE 50 ANOS, PODERÃO PROCURAR AS  ENFERMEIRAS NAS UNIDADES DE BÁSICAS SAÚDE PARA SOLICITAÇÃO  DE MAMOGRAFIA.

            O objetivo  da campanha é sensibilizar mulheres para a importância da prevenção e detecção de novos casos na fase inicial da doença, promovendo assim, o diagnóstico precoce e o tratamento necessário para se viabilizar a cura reduzindo assim a incidência de óbitos por câncer.

Câncer de Mama

            É um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início. Não há uma causa única para o câncer de mama, fatores hormonais, ambientais, comportamentais e genéticos aumentam o risco de desenvolver a doença. O risco aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

 

Sinais e sintomas Câncer de Mama Atenção:

  • caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor;
  • pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja;
  • alterações no bico do peito (mamilo);
  • saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).      
  • Examine seus seios mensalmente, a melhor época é sempre após a menstruação.
  • Procure uma Unidade de Saúde se notar algum caroço ou endurecimento na mama, alteração na pele ou secreção mamilar.

Quem deve fazer mamografia periodicamente?

Recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos, mesmo sem terem notado alterações nas mamas. Esse exame chama-se “mamografia de rastreamento”. Mulheres que tenham mãe, irmã, filha com história de câncer de mama antes dos 50 anos ou de câncer de ovário devem conversar com o médico para avaliar seu risco e decidir a conduta a seguir.

É possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção. As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

Dia Rosa: Imagine você acordar e tendo como compromisso cuidar da sua saúde! Este será o seu “Dia Rosa”, momento ideal para visitar uma Unidade de Saúde e fazer aqueles exames de rotina, incluindo claro, a mamografia para se prevenir do câncer de mama.

Eleja o seu dia rosa: o dia de cuidar da sua saúde mulher!

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE