Prefeitura promove Semana do Meio Ambiente para o início do mês de junho.

Publicada em 27/05/2019

Secretaria de Meio Ambiente realiza Curso de poda de árvores.

Aconteceu nesta segunda, 03/06, a 5° edição do Curso de poda de árvores no Centro de Educação Ambiental. O tema desta edição foi Florestas Urbanas e Poda, com conteúdo direcionado para os jardineiros do município

O palestrante convidado foi José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município Verde Azul.

Durante a aula, ele pontuou a importância do conhecimento sobre podas e arborização urbana no dia-a-dia de profissionais ligados a jardinagem. “Uma cidade bem arborizada é uma cidade limpa, bonita e sem tantos buracos, já que a sombra produzida pelas copas das árvores protege o asfalto da erosão”, afirma.

Além dos jardineiros, estavam presentes na aula o Secretário de Meio-Ambiente, Luciano Massoca e os demais funcionários da secretaria. Após a palestra, foi ministrada uma aula prática, onde foram passadas técnicas de poda adequadas, que não prejudicariam a planta.

____________________________________________________________________________________________________________________

Semana do meio ambiente conta com recolhimento de resíduos para munícipes

Aconteceu, nos dias 04 e 05 de junho, o recolhimento dos lixos eletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas. Atividade realizada como parte do cronograma da Semana do Meio Ambiente.

Os munícipes que possuíam os resíduos puderam entregá-los na Secretaria de Meio Ambiente para que o descarte desses materiais fosse feito de maneira correta. Não foram recebidos resíduos de empresas, por serem consideradas grandes geradores dos mesmos.

Além de ajudar o meio ambiente, as primeiras 50 pessoas que levaram os resíduos levaram para casa uma caneca de brinde.

Secretaria de Meio Ambiente inaugura nascente modelo no Jardim Santana

A Secretaria do Meio Ambiente finalizou ontem, 05, a revitalização e a adequação de acessibilidade para visitação à nascente modelo do Ribeirão São Domingos, no Jardim Santana II.

A nascente modelo é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente e tem como objetivo a educação ambiental da população. “Muitas pessoas não sabem como é uma nascente de ribeirão e nunca viram uma mina”, aponta o Secretário responsável pela pasta, Luciano Massoca.

Hoje pela manhã, o Secretario e as biólogas responsáveis pelo projeto, Flávia Andreia Pereira Alves e Elianise Mara de Souza, que acompanharam a visita dos alunos da escola Arnaldo Moraes Ribeiro até a nascente, onde as crianças puderam beber água direto da mina.

Apesar do local ser aberto ao público, as escolas interessadas em levar os alunos para conhecer a nascente podem solicitar o acompanhamento de um técnico ambiental da Secretaria para explicar o funcionamento de uma nascente modelo e falar sobre a preservação do Ribeirão São Domingos com as crianças.

Para mais informações ou agendamento de visitas, ligue 14 3372 6366.

Semana do Meio Ambiente conta com roda de conversa com a terceira idade

Na tarde da quarta-feira, dia 5, ocorreu uma roda de conversa sobre Meio Ambiente com idosos integrantes do Projeto Reviver.

A atividade fez parte da Semana do Meio Ambiente, que teve início no dia 3, contando com várias atividades de conscientização ambiental. A última atividade será o plantio de mudas de árvores na Vila Divinéia com a Associação dos Moradores no domingo, dia 9.

Realização: Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo com a Secretaria do Meio Ambiente.

Secretaria do Meio Ambiente promove plantio de mudas na região do “Pantanal”, na Vila Saul

Aconteceu hoje, 07, o plantio de mudas na região do “Pantanal”, na Vila Saul com os alunos do oitavo ano da escola Zilda Comegno Magnani. A atividade fez parte do cronograma da Semana do Meio Ambiente.

Antes de iniciar o plantio, o Secretário de Meio Ambiente, Luciano Massoca orientou os adolescentes sobre questões relacionadas a importância da preservação ambiental e como as mudas que seriam plantadas ajudariam a melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro.

O Secretário, juntamente com os funcionários técnicos da pasta e as biólogas, Flávia Andreia Pereira Alves e Elianise Mara de Souza, acompanharam e ajudaram os alunos durante a atividade com algumas dicas relacionadas ao plantio de cada espécie. Foram plantadas 150 mudas de árvores nativas da região.

No sábado, o plantio seguirá com os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e os voluntários e parceiros da ONG Rio Pardo Vivo e no domingo, 09, serão plantadas mais mudas na região da Vila Divinéia, com a Associação de Moradores locais.