Proteja-se contra a Febre Amarela

Publicada em 19/01/2018

Diante do cenário epidemiológico da Febre Amarela no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde vem esclarecer que no município, ocorreu um caso de Febre Amarela em janeiro de 2017, no ano de 2018 não tivemos nenhum caso suspeito da doença até a presente data, mas a prevenção de todos é de extrema importância, saiba mais sobre a doença:

Qual é a diferença entre a Febre Amarela Silvestre e Febre Amarela Urbana?

A diferença entre elas é o vetor. Na cidade a doença é transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite a dengue e na mata, os mosquitos são dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

Como a Febre Amarela Silvestre é transmitida?

A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

O vírus é transmitido por macacos?

Não. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações. O inseto infecta tanto humanos quanto os macacos.

Como se prevenir da Febre Amarela Silvestre?

A vacinação é a principal medida de prevenção, ela é recomendada para moradores ou pessoas que se deslocam para área com circulação do vírus no Brasil e aos viajantes para os países com risco de transmissão de Febre Amarela.

Quantas doses da vacina de Febre Amarela é preciso tomar? Qual a diferença da dose total (plena) e fracionada?

Na vacina plena (dose total) a dose é única e confere imunidade para toda a vida. O Ministério da Saúde adotou a dose fracionada da vacina que será aplicada em campanha de forma a proteger um grande número de pessoas. Estudos indicam que a vacina da febre amarela em dose fracionada protege, pelo menos, por oito anos.

No município de Santa Cruz o esquema de vacinação para febre amarela e realizada com a DOSE PLENA e a vacina é rotina no calendário vacinal, portanto ATÉ A PRESENTE DATA o município não está incluído nos municípios do Estado de São Paulo que realizarão a campanha de vacinação no mês de fevereiro.

Onde posso tomar a vacina?

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde seguindo conforme o cronograma das 8:00 as 12:00 das 13:00 as 17:00 horas:

Segunda-feira: USF Parque das Nações;

Terça-feira: Centro de Saúde;

Quarta-Feira: UBS Mathias e Santa Aureliana;

Quinta-Feira: USF São João;

Sexta-feira: USF Fabiano

È importante levar a carteira de vacinação para que avalie a necessidade de receber a dose da vacina. Lembre-se a carteira de vacinação é um documento.

Quem não pode tomar a vacina e/ou que tem restrições que precisam ser avaliadas?

-Crianças menores de 9 meses;

-Gestantes;

-Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses*;

-Pessoas com câncer em uso de quimioterapia e/ou radioterapia;

-Transplantados de órgãos sólidos e/ou medula óssea

-Uso de corticoide com dose imunossupressora

-HIV e qualquer doença imunossupressora

-Medicamentos imunossupressores

-Miastenia Gravis

-Doenças do Timo

-Lúpus

-Doença de Addison

-Artrite reumatóide

-Alergia grave ao ovo e derivados da galinha,

Após a infecção pelo vírus, quanto tempo leva para a doença ficar aparente (iniciar os sintomas)? E quais são os sintomas da doença?

Em média de três a seis dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas pode levar até 15 dias para o surgimento dos primeiros sintomas. Os sintomas mais comuns são febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga, fraqueza, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), sangramentos.

Para pessoas não vacinadas contra a Febre Amarela ou que se vacinaram há menos de 10 dias (pois a vacina confere imunidade após esse período), bem como para pessoas que têm contraindicação para uso da vacina. Se precisarem visitar área com a circulação de vírus, recomenda-se o uso de repelentes, seguindo as instruções do fabricante, conforme o rótulo do produto.

No caso de crianças pequenas, cobrir berços e carrinhos com mosqueteiro.