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Saiba como utilizar a ouvidoria da Prefeitura e manifeste sua opinião ou denúncia

Publicada em 25/01/2019

O cidadão santa-cruzense que desejar sugerir, reclamar ou denunciar alguma irregularidade presente no município que seja de responsabilidade da prefeitura ou de entidades municipais pode fazer isso por meio do e-Ouv, o canal de ouvidoria virtual de Santa Cruz do Rio Pardo.

O e-Ouv está presente no site oficial da prefeitura e oferece a possibilidade de o munícipe realizar uma denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio. Basta clicar na opção desejada e o sistema já vai te encaminhar para uma página onde mais informações sobre a natureza da manifestação serão requeridas, como o assunto sobre o qual você gostaria de falar, a descrição dos fatos que se sucederam, o local e nome dos envolvidos, suas funções e órgãos para os quais trabalham.

A identificação do manifestante não é obrigatória, mas existem duas opções caso o cidadão queira se identificar: a identificação sem restrição, onde o indivíduo permite o acesso aos seus dados pessoais inseridos no cadastro e a identificação com restrição, onde seus dados pessoais não serão acessíveis. Caso o cidadão queira realizar sua manifestação de forma anônima, não há a necessidade de cadastro.

No geral, a resposta da ouvidoria é enviada para o seu e-mail cadastrado e leva em torno de 20 dias, podendo ser prorrogada por até mais 10, mediante justificativa. Também é possível consultar o andamento do processo por meio do sistema, clicando em “consulte sua manifestação” e colocando seus dados de cadastro. Mas, se a manifestação foi realizada de forma anônima, o indivíduo não receberá nem número de protocolo e nem a resposta da ouvidoria.

Caso eventualmente o cidadão desistir de sua denúncia e quiser cancelar sua solicitação na ouvidoria, ele pode enviar uma nova manifestação mencionando o número de seu protocolo e informando sua desistência.