Santa Cruz manterá Serviço de Urgência e Emergência

Publicada em 30/10/2015

A notícia do fechamento do SAMU Regional em dezembro deixou muitos preocupados com a situação das cidades envolvidas, entre elas, Santa Cruz do Rio Pardo. No entanto, a administração municipal garante que o serviço de urgência e emergência não será interrompido, pois será criado um sistema municipal para atender estes casos com ainda mais rapidez. Além disso, os municípios envolvidos estão estudando uma nova forma de administração do contrato com o Samu para que o serviço seja mantido.

O Samu Regional, que atende Santa Cruz, é administrado através de contrato com a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana). Como um dos requisitos para uma cidade ter o Samu é possuir mais de 100 mil habitantes, a UMMES uniu 12 municípios para contratar o serviço do programa federal.

Diante da decisão da UMMES em não mais administrar o SAMU REGIONAL, o Governo Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo já está tomando as providências para manter a população assistida. Estão ocorrendo negociações e Santa Cruz não ficará sem o Sistema de Atendimento de Urgência e Emergência, seja com a manutenção do sistema atual, seja com a criação de uma rede municipal de atendimento.

A situação já noticiada não mudou, portanto, o Governo do Estado continua não repassando verba alguma, o Governo Federal também têm atrasado repasses e os municípios continuam com dificuldades de manter os pagamentos, porém está havendo estudos para que se mantenha o contrato com o Samu.

Atualmente a Prefeitura Municipal já dá apoio ao SAMU com a ambulância social que realiza as transferências e transporte de pacientes entre UPA e Santa Casa. Santa Cruz paga quase R$ 60 mil por mês para a UMMES para que seja honrado o contrato com o SAMU. Além disso, Santa Cruz ainda gasta outros quase R$ 10 mil com aluguel do prédio, alimentação, limpeza, água e energia.

Dos 12 municípios da UMMES, apenas Ourinhos preenche os requisitos para ter uma unidade SAMU exclusiva e já afirmou que irá manter o convênio.