Saúde promove Campanha Fique Sabendo

Publicada em 20/11/2015

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz por meio da Secretaria Municipal da Saúde comunica que de 25 de Novembro a 1º de Dezembro 2015 realizará no Centro de Saúde II das 7h às 11h e das 13h às 16h a Campanha FIQUESABENDO.

O FIQUESABENDO  é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Fazer o teste de AIDS é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde. A campanha este ano contará com teste rápido para detecção de HIV e Sífilis.

Por que fazer o Teste anti-HIV?

Porque a AIDS não tem cura, mas tem tratamento. Os medicamentos oferecidos a todos os portadores de HIV/AIDS garantem qualidade de vida. Quem tem HIV e não sabe, além de não se cuidar, pode transmitir o vírus involuntariamente. Não deixe o medo e o preconceito impedi-lo de fazer o teste anti-HIV. Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. Fazer o teste e saber o resultado pode ser uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para sua saúde e para o controle da AIDS no país.

HIV ou AIDS? AIDS ou HIV?

Você sabe a diferença entre HIV e AIDS: Muitas pessoas acham que se trata da mesma coisa, mas o HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a AIDS é  a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa pode ter HIV e não ter AIDS.

A doença pode levar anos para aparecer. Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células da defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunistas podem se manifestar. Atenção! Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter desenvolvido a AIDS. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas.

Quem pode realizar o teste?

Qualquer pessoa, independente da idade. Adolescentes maiores de 12 anos de idade NÃO precisam estar acompanhados.

IMPORTANTE! Levar o Cartão Nacional do SUS ou um documento para preenchimento da requisição do exame.

UNIDADE-SAÚDE

DIA / HORÁRIO