Secretaria de Educação agradece ações da campanha “Todos Pelo Bem” promovida pelos colaboradores da Special Dog

Publicada em 18/07/2018

Aconteceu na manhã do dia 28 de junho uma das ações da Campanha “Todos pelo Bem” desenvolvida pelos colaboradores da empresa Special Dog. Na ocasião, trouxeram a peça teatral “Vim ver Maria”, do Grupo Soarte de Ourinhos (SP), que traz a temática sobre abuso sexual infantil. Ocorreram duas apresentações na EMEIEF “Profa. Maria José Rios”, tendo como público os alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

A peça mostra a rotina de uma família, em que Maria, filha mais nova é vítima de abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais. Dentro dessa narrativa, desdobram-se algumas situações e sentimentos que a criança apresenta quando vivencia uma situação de abuso sexual, como o medo, a vergonha, e em seguida as atitudes que irão levá-la a enfrentar a situação e denunciar o abusador. Dessa forma, a peça se propõe apresentar a problemática de uma maneira direta, sem deixar de lado o humor, orientando as crianças sobre o tema.

Segundo o Supervisor de Ensino, Eduardo Cardoso, a peça retrata muito bem a triste realidade, na qual a maior parte dos abusos ocorre dentro da própria família. “A criança abusada sexualmente acaba se calando, normalmente por medo das ameaças feitas pelo abusador ou pelas vantagens e presentes que este oferece. A questão do medo da dissolução da família, também é um dos fatores que levam as crianças a silenciarem”.

As consequências do abuso sexual em longo prazo são as mais diversas e na vida adulta pode trazer traumas psicológicos, dificuldades na vida afetiva e sexual, entre outros. Os pais, cujos filhos foram vitimizados sexualmente, devem sempre buscar ajuda profissional especializado, pois esconder um caso de abuso sexual pode custar muito caro à saúde emocional da criança e da família.

Eduardo ressalta que, qualquer pessoa que presencie ou tenha conhecimento de violência sexual contra criança ou adolescente tem o dever de denunciar. Hoje temos muitos canais de denúncia como o disque 100, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e Promotoria de Justiça. Os profissionais da educação tem obrigação legal de denunciar qualquer suspeita, enfatiza.

Assim, a Secretaria Municipal de Educação agradece a todos os colaboradores da empresa Special Dog envolvidos na ação. “É muito bonito ver pessoas engajadas na proposta de enfrentamento ao abuso sexual, conscientizando as crianças sobre gravidade do problema e estimulando-as a denunciarem”, pontuou Eduardo Cardoso.

Na tarde do dia 03 de julho aconteceu outra ação da Campanha “Todos pelo Bem”. Foi criado um espaço “amigos da leitura” na EMEI “Peralta”. Os colaboradores deixaram registradas suas mãos na árvore que compõe o ambiente. Foram doados 14 títulos de literatura infantil para cada unidade escolar, incrementando o acervo.

A ação se destaca pela relevância social que exerce, fomentando a leitura literária por meio da oferta de bons livros e a organização de espaços legítimos de aprendizagem. O exercício da leitura como prática democrática é fundamental na formação do senso crítico e da cidadania. A multiplicidade de leituras de variados gêneros contribui para a formação de leitores autônomos e competentes. “Parabéns aos colaboradores da Special Dog, parceiros na melhoria da qualidade da educação em nosso município”, finalizou.