Secretaria participa de eventos sobre a pessoa com deficiência

Publicada em 18/10/2016

Neste segundo semestre de 2016, a secretaria municipal dos direitos da pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida participou de diversos eventos da área através da secretária Eliane Botelho.

No final de agosto a secretária esteve no primeiro Fórum Estadual de Gestores dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado na cidade de Capivari e contou com a participação de representantes de 29 municípios. O objetivo foi abrir um espaço no qual os gestores municipais pudessem debater suas experiências em relação às políticas voltadas às pessoas com Deficiência.

O encontro foi conduzido pelo Secretário adjunto de Estado, o sr. Cid Torquato e pela secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Capivari, Juliana Pazianotto. O Fórum revelou os passos para implementação de Secretaria, Coordenadoria ou Conselho na área da pessoa com deficiência.

Reunião do Núcleo Regional – Já em agosto, a Secretaria recebeu os conselheiros do Núcleo Regional VIII, extensão do CEAPcD- Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas com Deficiência, no dia 27 de setembro, em Santa Cruz do Rio Pardo. O evento contou com a presença de representantes das cidades de Bauru, Ipaussu, Duartina, Santa Cruz, entre outras.

O encontro teve como premissa a importância dos Conselhos Municipais e do Núcleo Regional, na elaboração de propostas de melhorias a serem levadas ao Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência e a efetividade e execução dessas propostas.

Os profissionais representantes das entidades de nossa cidade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, a Associação dos Deficientes Físicos Santacruzenses – ADEFIS e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, apresentaram os trabalhos desenvolvidos e realizados às pessoas com deficiência de nossa cidade. A Secretária apesentou as ações e os projetos em desenvolvimento desta Secretaria e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ainda, a reunião discutiu o sistema regional de atendimento à saúde da pessoa com deficiência que necessita de intermediação para que volte a atender a demanda da população na regional de Marília, os transportes coletivos e a necessidade de se organizar um Censo, para levantamento específico desta população, para um melhor direcionamento das políticas públicas da pessoa com deficiência.

Conselhos – A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida, além de prestar diversos atendimentos também é responsável por dois Conselhos Municipais da cidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência- CMDPD e o Conselho Municipal do Idoso- CMI. A Secretária Eliane explicou sobre o processo e a importância da criação de Conselhos, segundo ela para criação de um conselho no município foi necessário conversar com os vereadores da região para que apoiassem esse ideal e sua implantação. Segundo ainda relatou Eliane, apenas com a troca de experiências é que se evolui.

Durante o evento foram demonstradas as ações municipais de inclusão em prol das pessoas com deficiência e as melhores práticas de alguns municípios envolvidos com tais ações, entre outros temas foram discutidos também sobre empregabilidade e inclusão pelo trabalho, havendo ainda exposição temporária do Memorial da Inclusão, que conta a trajetória de lutas e conquistas de pessoas com deficiência.

Entre outros trabalhos, ainda foi apresentado durante o Fórum, um canal digital oferecido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para publicação de boas práticas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência.