Terceira Semana Zilo e Zalo acontece em abril

Publicada em 13/04/2016

A comemoração da Semana Zilo e Zalo de Música Caipira 2016 acontecerá no dia 13 de abril com apresentações de alunos e professores do Centro Cultural Special Dog. Este ano os alunos de acordeom, viola caipira e violão do professor Paulo Batista e Rodrigo Montanholi do Centro Cultural Special Dog irão comandar a noite do dia 13 a partir das 20h30 no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto. Entrada Franca! Mais informações: (14) 3372-1227

História
Aníbio Pereira de Souza, o Zilo, nasceu no Sítio Ribeirão dos Cubas em Santa Cruz do Rio Pardo, no dia 1º de março de 1935 e morreu em São Paulo no dia 6 de janeiro de 2002. Belizário Pereira de Souza, o Zalo, nasceu no mesmo sítio em Santa Cruz, no dia 25 de maio de 1937 e morreu na cidade de Mogi Guaçu, no dia 1º de agosto de 2012.
Os irmãos trabalhavam na lavoura com o pai que também dançava Catira nas festas do lugar. Começaram a cantar com apenas 11 e 9 anos de idade nos bailinhos, coretos e festas paroquiais nos fins de semana e também nas tradicionais Festas de Santos Reis.
Foi em Vila Nova Cachoeirinha que eles se apresentaram pela primeira vez no Circo Rancho Alegre, de Paiozinho. Agradaram o público e, consequentemente, receberam o convite para participar do programa "Na Casa dos Fazendeiros", de Paiozinho e Zé Tapera, na Rádio Cultura. E foi nessa ocasião que Aníbio e Belizário assumiram o nome artístico de "Zilo e Zalo".

Em 1958 a dupla gravou o primeiro disco que continha "A Volta do Seresteiro" e "Adeus do Mineiro. A partir daí iniciou-se a trajetória de sucesso e a dupla foi contratada pela gravadora Continental. São desta época alguns dos seus principais sucessos como "Castigo Merecido", "O Silêncio do Seresteiro" e "Engano do Carteiro".

Zilo e Zalo percorreram diversos estados brasileiros e gravaram, ao longo da brilhante carreira, mais de 400 músicas entre composições próprias de companheiros e parcerias diversas.

Após a morte de Zilo, em 2002, Renato Geraldo Pereira de Souza ("Zalinho"), filho de Zalo, formou com o pai a Dupla "Zalo e Renato", onde reviveram os sucessos da inesquecível dupla "Zilo e Zalo" por alguns anos. Zalo morreu em 2012.