buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Notícias

Tire suas dúvidas sobre Febre Maculosa

Publicada em 03/08/2018

O QUE É?

É uma doença febril aguda causada por uma bactéria transmitida para pessoas pelo carrapato Ambyomma cajannense, também conhecido por: “carrapato estrela”, “carrapato de cavalo”, ou “rodoeiro”. O Micuim (larva do carrapato estrela pode transmitir a doença.

TRANSMISSÃO:

Através do carrapato infectado pela bactéria Rickettssia rickettsii que é encontrado no sangue de animais como: capivaras, cavalos, cães, aves, coelhos, etc.

SINTOMAS

A partir do 2º dia da picada do carrapato infectado até o 14º (em média 7 dias) aparecem os sintomas:

Febre;
Dor de cabeça;
Dores no corpo;
Manchas avermelhadas;
Olhos irritados.

Ao 3º e 4º dia podem ocorrer manchas avermelhadas (máculas), em torno do punho, tornozelo, tronco, rosto, pescoço, palma das mãos e sola dos pés.

ATENÇÃO: AO APRESENTAR OS SINTOMAS APÓS ENCONTRAR CARRAPATOS PELO CORPO OU FREQUENTAR AREAS DE MATA E/OU BEIRA DE RIO PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE

COMO PREVINIR

Não caminhe em áreas infestadas, caso necessário, use roupas claras e cubra todo corpo;
Evite lugares de pastagens de animais e margens de rios habitados por capivara,
Se sua residência e seu animal de estimação estiverem infestados, e necessário combater os carrapatos do quintal com veneno apropriado, e procure um médico veterinário para avaliação do animal;
Corte o mato e a grama rente ao solo.

SE FOR NECESSÀRIO ENTRAR EM ÁREAS INFESTADAS, USE ROUPA CLARAS PARA FACILITAR A VISUALIZAÇÃO DOS CARRAPATOS. LEMBRE-SE: REALIZE O AUTO-EXAME DE SEU CORPO A CADA 3 HORAS. CASO ENCONTRE ALGUM CARRAPATO NÃO ESMAGUE RETIRE-O CALMAMENTE TORCENDO ATÉ SE DESPRENDER DA PELE. NUNCA ESMAGUE O CARRAPATO COM AS MÃOS OU UNHAS, POIS VOCÊ PODE ADQUIRIR A DOENÇA ATRAVÉS DE PEQUENOS FERIMENTOS NA PELE!

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE