JANEIRO
Dia 20 de janeiro é celebrado o aniversário da cidade e as comemorações contam com uma programação bastante diversificada, que contempla tanto a cultura quanto o esporte no município, promovendo uma grande festa durante todo o mês. Os principais eventos são os “Jogos Santa-cruzenses”, a “Corrida de Boia”, a “Festa de Peão de Santa Cruz do Rio Pardo” e as Festas de Folia de Reis.
Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, todo mês de janeiro ocorrem os jogos santa-cruzenses. Durante um mês, são feitas competições das mais diversas modalidades, como futsal, voleibol, handebol, natação, basquete, ciclismo, vôlei de areia, dentre outros. Em 2019, em sua 35° edição, houve a estreia da modalidade maratona fitness, por conta da grande adesão do CrossFit.
Times da cidade e de toda a região vêm a Santa Cruz para participar das competições, em busca não só da premiação, mas também do incentivo à prática de esportes, convivência e turismo.
Uma competição de boia é realizada em comemoração ao aniversário de Santa Cruz do Rio Pardo. Os corredores participam tanto para se refrescar quanto para aproveitar a natureza e as belezas naturais do rio. A tradição começou com a ideia de explorar o rio de maneira sustentável.
A Comboia foi o nome dado ao passeio divertido de boia pelas águas do Rio Pardo, que é realizado uma semana após a Corrida de Boia. O intuito não é disputar quem chega primeiro, mas reunir grandes grupos para mostrar sua criatividade.
Um dos maiores eventos da cidade, atraindo turistas de toda a região, o Rodeio é sempre sucesso de público. Organizado pela parceria entre o setor privado e a Prefeitura Municipal, a festa tem a duração de quatro dias, com o torneio de rodeio em touros, provas de laço, entre outros. Há também no encerramento de cada dia um show com grandes nomes da música nacional.
O festejo religioso é considerado patrimônio cultural imaterial e a peregrinação de grupos da Folia de Reis representa a caminhada que os três reis magos fizeram para chegar à manjedoura, após o nascimento de Jesus Cristo. Na área rural de Santa Cruz do Rio Pardo, a tradição é mantida até os dias atuais.
Os foliões e cantadores passam nas casas arrecadando prendas e, no dia da festa, além dos rituais e celebrações religiosas, há uma grande refeição para celebrar a união da comunidade.
Um evento promovido pela parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, a “Fest Run” foi composta por três provas: corrida de 5km, corrida de 10km e caminhada de 3km. Sua primeira edição foi realizada em janeiro de 2016 com mais de 400 participantes, não só do município, mas de todo o Estado de São Paulo. A cada ano, cresce o número de participantes.
Em 2019, na 4º edição, 720 participantes de 42 cidades diferentes estiveram presentes. Foram distribuídos 150 troféus, onde todos os atletas receberam um kit de participação com medalha, camiseta e um squeeze de brinde.
FEVEREIRO
O Grito de Carnaval é organizado pela secretaria da cultura de Santa Cruz do Rio Pardo, com intuito de estimular a população a entrar no “clima de carnaval”. O evento ocorre de três a quatro semanas da data que antecede o carnval, aos domingos à noite, fazendo parte do projeto já conhecido da população: o “coreto encanto”, na Praça Deputado Leônidas Camarinha.
A cada semana, um bloco da cidade se apresenta. Assim, quando a data oficial do Carnaval se inicia, as comemorações continuam com os eventos organizados na cidade.
O Carnaval em Santa Cruz do Rio Pardo é um dos melhores da região. São diversas opções para a população e também para os visitantes. Uma delas são os blocos de rua, que se apresentam dando início ao desfile na Avenida Tiradentes, culminando em uma grande festa na Praça do Coreto (Praça Deputado Leônidas Camarinha), com a animação de bandas e foliões.
São blocos organizados pela própria população (Unidos do Samba da Divineia e Acadêmicos da Estação), além do bloco da ONG Acogelc.
O encontro é organizado pelos professores Anselmo Pereira da Silva, Edson Beltrami, Maria Cecília Donsbach Camargo e Guilherme Ribeiro Sartori, com o objetivo de fomentar a cultura com aulas e apresentações especiais de artistas renomandos. Dias antes do evento, é realizado o Concurso de Flautistas “João Dias Carrasqueira”. Estes concursos eram comuns antigamente e descobriam novos talentos e artistas. Esta é a grande motivação para a realização do evento.
As apresentações, no período da noite, serão realizadas no Santuário Nossa Senhora de Fátima e o encerramento no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, gratuitas e abertas a todos.
MARÇO
O Wheeling- Stunt é um esporte radical praticado com motocicleta. Consiste em realizar manobras em que a força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelo praticante. Em 2019, o primeiro campeonato foi realizado pela Sw@Eventos com o apoio da Prefeitura Municipal, durante dois dias no Recinto de Exposições José Rosso.
Realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer, o Campeonato de Truco Feminino teve sua primeira edição em 2019 e já foi fixado no calendário de esporte. Com o objetivo de comemorar o Dia das Mulheres, foi realizada na AABB de Santa Cruz, com cinco rodadas, com aproximadamente 40 participantes da cidade e região.
A Encenação da Paixão de Cristo é um dos eventos mais tradicionais da cidade, podendo ocorrer também em abril. É realizado há quase vinte anos, no feriado da Sexta-feira Santa. É realizado no entorno do Museu “Ernesto Bertoldi” pela comunidade da Paróquia de Santo Antônio e com apoio da Prefeitura Municipal. São encenados diversos episódios da Paixão de Cristo e o momento considerado mais emocionante é a ressurreição, quando o ator que interpreta Jesus Cristo é elevado a uma altura de quase trinta metros.
ABRIL
Celebrada na segunda semana de abril, a “Semana Zilo e Zalo” é um período de homenagens aos cantores nascidos em Santa Cruz do Rio Pardo e que foram grandes expoentes na música caipira nacional. É uma semana com apresentações musicais interpretadas por diversas duplas sertanejas da cidade, exposições de álbuns, objetos pessoais e fotografias no Museu “Ernesto Bertoldi”, oficinas, contação de causos, entre outros.
Como uma extensão das comemorações da Semana Zilo e Zalo, foi idealizado o Festival Sertanejo, que, com a Prefeitura como organizadora, teve sua primeira edição no ano de 2019, e foi um grande sucesso, provando que a música sertaneja raiz está no coração da população em toda a região. O evento contou com a presença de duplas sertanejas da cidade e com o show de encerramento da cantora Bruna Viola, sem deixar de lado a característica de um evento de música raiz.
O evento foi realizado no Recinto de Exposições José Rosso, com uma grande infraestrutura, segurança e praça de alimentação, que ficou por conta dos food trucks da cidade. Apesar de ser o primeiro, cerca de 8 mil pessoas visitaram o evento, mesmo com chuva, provando que já deve entrar para o calendário de eventos do Município. Devido ao sucesso, o evento já foi fixado no calendário de eventos do município e será realizado anualmente, no mês de abril.
É uma semana toda voltada para atividades teatrais, com apresentação de espetáculos de grupos da cidade e região, que atrai diversos visitantes para assistir. A iniciativa de organizar a semana partiu dos grupos de atores da cidade e teve o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal, homenageando o ator nacionalmente conhecido que nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, Umberto Magnani, falecido em 2016, durante as gravações da novela “Velho Chico”.
Na semana, são apresentadas peças de teatro, desde comédias até dramas, além de oficinas gratuitas voltadas para atores, dançarinos e o público geral. Em 2019, a semana contou com a participação do projeto Fala Vila, do CRAS Betinha, com a apresentação da história da Vila Divinéia, contada pelos próprios moradores, que se descobriram atores e levaram ao palco o engajamento comunitário.
MAIO
O 1º Santa Cruz MãeFest, que aconteceu no dia 12 de maio, reuniu centenas de pessoas no Recinto de Exposições José Rosso, para assistir à apresentação musical de Amanda Ferrari e do grupo Rosa de Saron. O evento foi aberto ao público, mas, na entrada a Prefeitura Municipal solicitou como ingresso uma doação para a “Campanha do Agasalho 2018” de roupas conservadas e em bom estado que foram doadas para famílias carentes. A praça de alimentação do espaço teve seus lucros revertidos para entidades beneficentes com sede no município e não contou com bebidas alcoólicas - o consumo dentro do recinto também foi proibido.
No ano de 2018, foi realizada a primeira edição do evento e, devido ao sucesso, foi fixada no calendário de eventos do Município, tornando-se um evento comemorativo para o Dia das Mães.
A Festa do Milho de Santa Cruz do Rio Pardo é promovida pela Paróquia Nossa Senhora das Graças, com o apoio de toda a comunidade. São dois dias para atrair milhares de pessoas que vão apreciar os quitutes de milho-verde. São vendidos bolinhos, panqueca, pastel, sopa, suco, todos feitos com milho verde, e também pamonhas doce e salgada, curau, milho cozinho, milho na chapa e muitas outras delícias feitas com esse ingrediente.
Produtores doam o milho-verde para a organização, que é toda constituída por voluntários da comunidade, pois a renda é revertida para construção da nova paróquia. O evento é realizado na própria paróquia, localizada no final da Rua Luiz Gozzo, Jardim Planalto e, além das comidas, conta com a apresentação de bandas musicais da cidade para animar o evento.
JUNHO
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o “Arraiá da Curtura” é realizado na Praça Deputado Leônidas Camarinha, com apresentações de bandas, danças típicas e também do balé municipal. Há também venda de comidas típicas de festas juninas. O evento temático atrai diversas pessoas da região, que procuram por apresentações culturais, musica e boa comida.
JULHO
Criado em 2002, o então Rock in Rio Pardo, surgiu do anseio de alguns músicos principiantes e suas bandas de garagem. Em 2007, foi feita a parceria com a Secretaria de Cultura, euqnaod uma melhor estrutura foi destinada ao evento, como som e palcos profissionais, divulgação, entre outros. Com o incremento, o evento ganhou força e entrou para o calendário de eventos da cidade.
São três dias de evento, com apresentação de várias bandas por dia dos mais diversos lugares do Estado de São Paulo, além da apresentação de uma grande banda nacional no encerramento de cada dia. Nomes como Ira!, Raimundos, Ultraje a Rigor, Titãs, Sepultura, Matanza, Frejat, Nando Reis, Angra e Cachorro Grande já se apresentaram no evento e muitos outros virão. Em 2019, vieram CPM22, a volta aos palcos do festival da banda Sepultura - substituindo a banda Shaman pela fatalidade do falecimento do grande vocalista André Matos) - e a nova turnê chamada Matriz da cantora Pitty. O ingresso é apenas 1 kg de alimento não perecível, sendo o maior festival solidário do Brasil.
No ano de 2018, o público foi recorde: cerca de 30 mil pessoas visitaram o evento, além de mais de 100 cestas básicas arrecadadas, visto que é pedido um quilo de alimento na entrada do evento. O Rock Rio Pardo é realizado no Recinto de Exposições José Rosso, contando com estacionamento exclusivo e praça de alimentação completa.
AGOSTO
Em Caporanga, distrito de Santa Cruz do Rio Pardo, ocorre a tradicional Cavalgada da Amizade, organizada pela prefeitura, onde moradores e pessoas da região participam desse evento, que conta ainda com apresentação musical e um almoço fornecido a todos que estão prestigiando.
O distrito foi criado em 1944, ficando às margens da rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó, a rodovia Ipaussú-Bauru. O distrito conta com baixos índices de criminalidade e violência e sua população é estimada em 827 habitantes.
A Festa do “Chicolate” ocorre na Praça Deputado Leônidas Camarinha com a organização da Chocolataria Frei Chico em prol do Centro Social São José, para manutenção de crianças e adolescentes da instituição, com a participação de escolas parceiras com danças típicas, barracas com diversas gostosuras. Além disso, há brinquedos e brincadeiras na praça e apresentação musical para enriquecer ainda mais o evento.
SETEMBRO
Promovida pelo Colégio Camões e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, Centro Cultural Special Dog e outros patrocinadores, a feira tem obtido grande destaque e importância no calendário cultural do município.
Nomes como Pedro Bandeira, Elisa Lucinda, Cláudia Matarazzo, Ignácio de Loyola Brandão, Jairo Bouer, Menalton Braff entre tantos outros passaram pela feira, dando sua contribuição em relação à literatura contemporânea.
Santa Cruz do Rio Pardo é o maior polo de beneficiamento de arroz do Estado de São Paulo. Esse produto tão importante para a cidade foi em 2017 o protagonista da “1ª Festa do Arroz”, organizada pela Paróquia de São José. O evento aconteceu no Recinto de Exposições José Rosso. Nos anos seguintes, 2018 e 2019 o evento foi realizado no Buffet e Restaurante “3 Irmãos”.
Em 2019, ocorreu o 3º Encontro de Autores Santa-cruzenses e a Instalação da Academia Santa-cruzense de Letras. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo enaltecer e incentivar a prática da leitura e da produção do conteúdo literário em nosso município. Os autores têm a oportunidade de expor suas obras e de conhecer o trabalho de outros autores, além de realizar o lançamento de suas últimas produções.
OUTUBRO
No ano de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura retomou o festival muito famoso na década de 1980, mas em um novo formato. Na oitava edição, em 2018, o festival que antes era conhecido como “Festival de MPB” passou a ser “Festival de Música”, expandido a diversidade dos estilos, em que cada autor ou grupo pode inscrever até 3 músicas inéditas e originais. As músicas inscritas são selecionadas pela comissão. São eleitas as vencedoras, sem ordem de colocação, e se apresentaram no festival. O objetivo é evitar o clima de competição e transformar em uma grande celebração entre os compositores.
No ano de 2019, foram 85 inscrições e as 15 primeiras colocadas se apresentaram no Palácio da Cultura, além de receberem troféus e premiação em dinheiro. O festival ainda contou com show de encerramento da banda Dingo Bells.
Organizada pela SMS Cross e Prefeitura Municipal, uma das etapas da Copa Paulista de Motocross é realizada em Santa Cruz do Rio Pardo, que já trouxe para a cidade não só a competição de Motocross, como também o encontro de motos, jipeiros, trilhão (com etapa Enduro F.I.M.), trilha de mountain bike e MTM. São dois dias de evento realizados no Recinto de Exposições José Rosso abertos à população. Conta também com a apresentação de bandas de rock da região e praça de alimentação.
Em 2019, além da etapa da Copa Paulista de Motocross, realizou-se a Exposição de Carros Antigos, atrações como voadores e paramotor, carros tunados e som automotivo, as modalidades Wheeling-Stunt e freestyle de bicicross e ainda houve recreação infantil com brinquedos para diversão das crianças, com entrega gratuita de algodão doce e pipoca. Além disso, o segundo dia contou com passeio ciclístico pela manhã. No decorrer dos dias, houve apresentação de bandas de rock da cidade e região e praça de alimentação.
No dia 12 de outubro, é realizada pela paróquia de Nossa Senhora Aparecida uma festa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Primeiramente, é realizado um cortejo por toda a cidade com a imagem da santa, finalizando em frente à igreja de mesmo nome, onde é celebrada uma missa especial em homenagem à Virgem Maria. Em seguida, uma grande festa é promovida no salão da igreja, com almoço, venda de pastéis, churrasquinho, bebidas, bolos, doces, entre outros, havendo também um leilão de assados.
NOVEMBRO
A “consciência negra” é comemorada em Santa Cruz na semana do dia 20 de novembro, data em que é celebrado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Promovida pela ONG Acogelc e com o apoio da CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Santa Cruz do Rio Pardo e da Secretaria Municipal de Cultura, a semana conta com diversas oficinas, contação de histórias, apresentações artísticas, danças, rodas de capoeira, palestras e eventos educativos, todas promovendo a reflexão e conscientização sobre o preconceito racial. Os eventos são realizados em diversos locais, como no Palácio da Cultura, na Feira da Lua, escolas, núcleos educacionais, entre outros, a fim de dar acessibilidade e visibilidade ao evento.
O desafio MTB (Mountain Bike) Santa Cruz em 2018 teve sua 5ª edição. Organizado pelo grupo amante de bicicleta intitulado “Giro Loko”, teve seu início em parceria com a primeira edição do Motorshow em Santa Cruz do Rio Pardo. Já no segundo ano, o desafio foi realizado em outra data para não coincidir com outros eventos e seu sucesso foi ainda maior. Com quase trezentos participantes de Santa Cruz do Rio Pardo e região, o desafio não faz parte de nenhum circuito e não tem a intenção de competir, mas estimular e divulgar a prática do esporte, além de aproveitar a natureza, visto que todo o trajeto é feito na zona rural. São três trajetos: o “Light” com 15km, o “Hard”, com 35km, e o “Tarja Preta” com o total de 60km de percurso. O ciclista escolhe qual trajeto deseja percorrer de acordo com as suas condições e seu preparo físico.
DEZEMBRO
É realizado na Praça Carlos Queiroz e na Praça São Sebastião, em que centenas de relíquias automotivas ficam expostas para que os visitantes possam apreciar. São carros, pick-ups e motos com valores altíssimos por serem raros e pertencerem a colecionadores. Participam expositores de outros estados - todos recebem troféus e brindes da organização. O evento atrai público de toda a região e é frequentado por admiradores, que vêm prestigiar e se encantar com as relíquias expostas.
A semana Mário Nelli de Música é um evento de quatro dias, que ocorre em dezembro, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, com apresentação de diversos músicos de todos os gêneros musicais de diferentes escolas de música do município: o Polo Guri, a Escola Tons e Acordes, o Centro Cultural Special Dog.
Com apresentação de quinteto de cordas, orquestra de viola, corais e percussionistas, é uma semana que incita a iniciação musical e promove a cultura e o lazer da população. Além das apresentações, também ocorrem homenagens ao músico e maestro Mário Nelli, que sempre comparece ao evento para receber as honrarias.
Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, a mostra contempla a dança como expressão artística. São três dias de evento, com apresentações que vão desde o balé clássico até o jazz e coreografias que contemplam diversas modalidades, como o hip hop, danças típicas regionais, dança de salão, dança contemporânea, entre outros.
As apresentações são feitas no Palácio da Cultura, sempre com lotação máxima a cada exibição, já que a população se empenha para prestigiar o evento.
A celebração, que teve sua primeira edição em 2016, acontece no segundo domingo do mês de dezembro, visando aproximar a palavra de Deus da comunidade. O evento conta com solenidade na Câmara Municipal, cultos especiais em várias igrejas, encontros de evangelização e cânticos em louvor a Deus, sendo promovida pela APSCRP (Associação dos Pastores e Ministros Evangélicos de Santa Cruz do Rio Pardo), tendo como presidente Josué Rodrigues Brito, pastor da Igreja Assembleia de Deus Valentes de Betel.
A Lei Federal 10.335, de 19 de dezembro de 2001, instituiu o Dia da Bíblia em âmbito nacional. Em Santa Cruz do Rio Pardo, a data foi instituída pela Lei 2.927, de 06 de janeiro de 2016.
A programação cultural do Natal Luz em Santa Cruz do Rio Pardo ocorre durante todo o mês de dezembro e conta com apresentações de fanfarras de escolas, apresentações de danças, música (Coreto Encanto), coral, capoeira, entre outras.
O ponto alto da atração é a chegada do Papai Noel, que recebe as crianças durante todos os dias, até o fim do evento.
A Praça do Coreto, onde a maioria das atrações são realizadas, é ricamente decorada com enfeites feitos com materiais reciclados, que são produzidos durante o ano pela equipe da Prefeitura. A combinação de garrafas PET, cores e luzes fazem com que pessoas de toda região venham visitar a praça.
2020 Santa Cruz do Rio Pardo - Todos os direitos reservados - Site by Centro Paulista