buscar no site de Prefeitura Santa Cruz do Rio Pardo

Notícias

Prefeitura informa número de internações no CAPS

Publicada em 29/01/2025

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo informa que, através da Secretaria de Assistência Social, tem intensificado os esforços para oferecer um suporte de qualidade aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, buscando garantir o acolhimento e a reintegração social dos pacientes.

Atualmente, 20 pacientes estão internados pelo CAPS desde o início de janeiro. Esses pacientes, em sua maioria, foram acolhidos em comunidades terapêuticas, onde recebem atendimento especializado. A principal causa para as internações está relacionada ao consumo de álcool e crack, substâncias que impactam diretamente na saúde mental e física dos indivíduos.

Com o início da nova gestão, foi reforçada a integração entre saúde e assistência social, com o objetivo de proporcionar tratamento digno e eficaz para os usuários da cidade. A administração solicitou uma atuação conjunta entre os setores, buscando oferecer não apenas tratamento contra a dependência química, mas também garantir condições para a reintegração social dos pacientes. Vale destacar que a internação e tratamento são realizados de maneira voluntária.

O CAPS segue um protocolo rigoroso de acompanhamento, que inclui acompanhamento psiquiátrico e psicológico, além de atividades complementares como auriculoterapia, oficinas de teatro, música e artesanato. Essas ações visam promover o bem-estar mental e emocional dos pacientes, além de prepará-los para a reintegração à sociedade e à família.

Para garantir que o tratamento seja continuado com sucesso, os familiares dos pacientes também participam do processo de reintegração. “É fundamental o apoio das famílias nesse processo de reintegração. Por isso, oferecemos tratamento e acompanhamento familiar, para que, ao retornarem às suas casas, os pacientes tenham um suporte contínuo e eficaz”, afirma a equipe do CAPS.

Política de Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o AVISO DE PRIVACIDADE